Pesquise um lugar da Bíblia:

O cotidiano Bíblico


Residências no tempo bíblico
As casas do povo comum eram sim­ples e geralmente feitas de barro, ou sarrafo e gesso. Embora as casas às vezes consistissem de um ou dois cômodos, nas aldeias as casas peque­nas eram frequentemente constru­ídas com quatro cômodos em volta de um pátio central, onde os animais podiam se abrigar. Nas cidades, as casas eram construídas próximas umas das outras, mas às vezes tinham dois andares. As casas tinham telhados re­tos, frequentemente a apenas 6 pés (1,8 m) do chão. No telhado, cons­truído de galharia quebrada, terra e argila, a família podia descansar, dor­mir e trabalhar.

CRONOLOGIA Histórica do mundo e Israel

AC - ABRAÃO- DAVI -SALOMÃO
2.000 - Abraão oferece Isaque no Moriá.
1.000 - Davi toma a fortaleza dos Jebuseus.
961 a 922 - Salomão edifica o Primeiro Templo.

AC. - BABILÔNICO
587 - Nabucodonosor destrói Jerusalém e leva os judeus cativos para a Babilônia.
520 - Volta dos Judeus de Babilônia para Jerusalém.
517 - Construção do Segundo Templo.

A.C. - GRECO - MACABEU
332 - Alexandre, o Grande toma Jerusalém e implanta o governo grego.
169 - Antíoco Epifânio profana o Templo,
167 - Guerra Macabéia de Libertação.
165 - Purificação e reedificação do Templo.

O surgimento da escrita


Nos tempos bíblicos, as pessoas não es­creviam em papel, mas sobre tabletes de argila, pedaços de vaso, tábuas en­ceradas e até pedaços de madeira. As pessoas também começaram a escre­ver em pergaminho, feito de pele de carneiro, e em papiro, um tipo de papel feito de cana de papiro, planta que cresce nas proximidades do rio Nilo.
Ferramentas diferentes eram usa­das para escrever sobre superfícies di­ferentes. Para escrever em cera ou ma­deira, as pessoas usavam um estilete pontiagudo; para escreverem papiro ou pergaminho, elas utilizavam um pincel de cana ou caneta de pluma.
Nos tempos do Antigo Testamen­to, as páginas escritas eram frequentemente ligadas pelas bordas e enro­ladas, para fazer um rolo. Já na época do Novo Testamento, as pessoas co­meçaram a juntar as páginas costurando-as nas bordas para fazer livros dobráveis como os nossos.

Língua
O Antigo Testamento foi original­mente escrito em hebraico. O alfabe­to hebraico tem 22 consoantes, mas nenhuma vogal. Os caracteres desse alfabeto são diferentes dos do nos­so, e o hebraico é lido da direita para a esquerda ao invés de da esquerda para a direita.
Algumas partes da Bíblia foram escritas em aramaico, que era intima­mente ligado ao hebraico. No tem­po de Jesus, a maioria das pessoas comuns na Palestina falava o aramaico.
O Novo Testamento foi primei­ro escrito no grego do povo comum, que é chamado de koiné. O alfabeto grego tem 24 letras, que são diferen­tes das letras do nosso alfabeto.