Pesquise um lugar da Bíblia:

Reino dividido de Israel e Judá

Israel
Após a morte de Salomão, as dez tri­bos do norte se rebelaram e estabeleceram um reino separado do de Is­rael governado por Jeroboào, com capital em Siquém e centros de ado­ração em Dã e Betei (1Rs 12.1-23). Onri, um rei israelita do século 9°, fundou uma nova capital chama­da Samaria (1Rs 16.24). Onri foi su­cedido por reis como Acabe e Jeú (1Rs 15.25-22.40, 22.51-53; 2Rs 1-8.15; 9.1-13.25; 14.23-29; 15.8-31; 17.1-6).

Judá
Os sucessores de Davi continuaram a governar o reino do sul (Judá) da ca­pital, Jerusalém (1Rs 14.21-31; 15.1-24; 22.41-50; 2Rs 8.16-29; 11.1-12.21; 14.1-22; 15.1-7; 15.32-16.20; 18.1-25.30). Essa divisão continuou até o Exílio.

4 comentários

  1. O reino do norte não foi separado de Israel, vc se enganou ao ler este trecho em sua Bíblia! O reino do norte sempre se chamou Yisra`el, apenas, joroboão o separou do reino do sul[Yahudah/Judá]. E pela rebeldia em não querer cumprir a Tora/V.T., o Yahwéh[Em sua Bíblia não esta escrito "Yahwéh", esta escrito senhor, porque os Bispos católicos retiraram o nome verdadeiro do criador[Yahweh/YHWH transliterado em Hebraico moderno do Paleo Hebraico e se pronuncia em Português: Yaué) e, colocaram Senhor em seu lugar]. Então o Yahwéh encheu o coração do rei Dario da assíria de ira contra Yisr`el para que ele invadi-se o reino do norte e, toma-se seu povo cativo, depois os dispersando entre todas as nações da terra. Assim esta escrito nas escrituras! E hoje estamos ai entre as nações como escravos outra vez, fazendo aquilo que não é nossa tradição, não separando o Sabado de Yahwéh, comendo alimentos impuros, nos vestindo com roupas que não são nossas e aprendendo ensinamentos que a Ruach/Espírito do Yahwéh não ensinou a nossos Pais. Hoje vivemos tudo isto pelos erros, rebeldia e amor a prostituição, deuses falsos e festas pagãs que nossos Pais na época do reino do norte, optaram em seguir. O reino do norte/reino de Yisra`el, também conhecido e chamado por: Efrayim ou casa de José. Obrigado pela atenção e estou a disposição para conversarmos a respeito das escrituras sagradas.

    ResponderExcluir
  2. O reino do norte não foi separado de Israel, vc se enganou ao ler este trecho em sua Bíblia! O reino do norte sempre se chamou Yisra`el, apenas, joroboão o separou do reino do sul[Yahudah/Judá]. E pela rebeldia em não querer cumprir a Tora/V.T., o Yahwéh[Em sua Bíblia não esta escrito "Yahwéh", esta escrito senhor, porque os Bispos católicos retiraram o nome verdadeiro do criador[Yahweh/YHWH transliterado em Hebraico moderno do Paleo Hebraico e se pronuncia em Português: Yaué) e, colocaram Senhor em seu lugar]. Então o Yahwéh encheu o coração do rei Dario da assíria de ira contra Yisr`el para que ele invadi-se o reino do norte e, toma-se seu povo cativo, depois os dispersando entre todas as nações da terra. Assim esta escrito nas escrituras! E hoje estamos ai entre as nações como escravos outra vez, fazendo aquilo que não é nossa tradição, não separando o Sabado de Yahwéh, comendo alimentos impuros, nos vestindo com roupas que não são nossas e aprendendo ensinamentos que a Ruach/Espírito do Yahwéh não ensinou a nossos Pais. Hoje vivemos tudo isto pelos erros, rebeldia e amor a prostituição, deuses falsos e festas pagãs que nossos Pais na época do reino do norte, optaram em seguir. O reino do norte/reino de Yisra`el, também conhecido e chamado por: Efrayim ou casa de José. Obrigado pela atenção e estou a disposição para conversarmos a respeito das escrituras sagradas.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de aprender mais sobre o reino unido,quais a tridos que compõe o reino do sul e o reino do norte e,por que é chamado de reino unido se houve divisão ?

    ResponderExcluir
  4. Índice [esconder]
    1 Reis de Israel (Unificado)
    1.1 Dinastia de Saul
    1.2 Dinastia de David
    2 Reis de Judá (Reino do Sul)
    2.1 Dinastia de David
    3 Reis de Israel (Reino do Norte)
    3.1 Dinastia de Jeroboão
    3.2 Dinastia de Baasa
    3.3 Dinastia de Zimri
    3.4 Dinastia de Omri
    3.5 Dinastia de Jeú
    3.6 Dinastia de Salum
    3.7 Dinastia de Menaém
    3.8 Dinastia de Peca
    3.9 Dinastia de Oséias

    ResponderExcluir