Pesquise um lugar da Bíblia:

O surgimento da escrita


Nos tempos bíblicos, as pessoas não es­creviam em papel, mas sobre tabletes de argila, pedaços de vaso, tábuas en­ceradas e até pedaços de madeira. As pessoas também começaram a escre­ver em pergaminho, feito de pele de carneiro, e em papiro, um tipo de papel feito de cana de papiro, planta que cresce nas proximidades do rio Nilo.
Ferramentas diferentes eram usa­das para escrever sobre superfícies di­ferentes. Para escrever em cera ou ma­deira, as pessoas usavam um estilete pontiagudo; para escreverem papiro ou pergaminho, elas utilizavam um pincel de cana ou caneta de pluma.
Nos tempos do Antigo Testamen­to, as páginas escritas eram frequentemente ligadas pelas bordas e enro­ladas, para fazer um rolo. Já na época do Novo Testamento, as pessoas co­meçaram a juntar as páginas costurando-as nas bordas para fazer livros dobráveis como os nossos.

Língua
O Antigo Testamento foi original­mente escrito em hebraico. O alfabe­to hebraico tem 22 consoantes, mas nenhuma vogal. Os caracteres desse alfabeto são diferentes dos do nos­so, e o hebraico é lido da direita para a esquerda ao invés de da esquerda para a direita.
Algumas partes da Bíblia foram escritas em aramaico, que era intima­mente ligado ao hebraico. No tem­po de Jesus, a maioria das pessoas comuns na Palestina falava o aramaico.
O Novo Testamento foi primei­ro escrito no grego do povo comum, que é chamado de koiné. O alfabeto grego tem 24 letras, que são diferen­tes das letras do nosso alfabeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário