Pesquise um lugar da Bíblia:

Flora da terra santa

A flora, mencionada nas Sagradas Escrituras, é de uma riqueza inigualável. NoAntigo Testamento, encontramos mais de cem espécies vegetais. Atualmente, o governo deIsrael está envidando esforços para recuperar o exuberante reino vegetal de seu território.Estes eram os produtos encontrados com mais facilidade no períodoveterotestamentário: trigo, oliva e uva. Esses alimentos formavam a dieta dos israelitas econstituíam-se no trinômio repetido constantemente na Bíblia: pão, azeite e vinho. Eis maisalguns alimentos usados pelos filhos de Israel: cevada, lentilha, feijão, mostarda, pepino,cebola, alho, romã, melão e tâmara.Estas eram as plantas silvestres mais encontradas nos tempos bíblicos: cedro, faia,pinheiro, acácia, palmeira, carvalho, murta. Das flores, aqui estão as mais famosas: lírio docampo e rosa de Sarom.W. J. Goldsmith fala acerca da flora de Israel: "Se a Palestina não é terra de florestas, é terra de pomares.
O abricó, o figo, a cidra, a romã, a amora e a tâmara (esta no Baixo-Jordão) são encontrados, mas a oliveira e a parreira foram sempre as duas principais árvoresfrutíferas da Palestina. Hoje, estendem-se os laranjais sobre largas áreas das colôniasjudaicas. O cultivo dos cereais era limitado aos planaltos menos elevados, aos vales maisabertos e às planíceis. Os melhores trigais são os da Filistia, do Esdrelon, do Mukneh (aleste de Nabus) e do haurã. A cevada, alimento dos animais e dos camponeses mais pobres,tornava-se o alimento dos israelitas em geral quando, perseguidos pelos árabes, eramobrigados a abandonar as planícies. Assim, foi como um pão de cevada que o midianita viuem sonho o israelita, rodando colina abaixo e derribando sua tenda (Jz 7.13)." Através deintensos programas de irrigação, o governo israelense está conseguindo reflorestar a TerraSanta. Do documentário
Este é Israel, extraímos este trecho para mostrar o que os judeus,com a ajuda do Todo-poderoso, estão fazendo para tornar o seu árido solo em um jardim:"Nos tempos bíblicos, as terras de Israel eram cobertas de florestas. Nos séculossubseqüentes, especialmente durante a Idade Média, muitas florestas foram destruídas pelosnômades e suas cabras e outras pelos turcos que as usavam como combustível para seustrens militares. Grande parte do reflorestamento tem sido realizado pela comunidade ju-daica, sendo que a maioria das florestas que cobrem hoje o solo de Israel foram plantadasdurante os últimos 50 anos. Das poucas florestas antigas sobrevivem principalmente osbosques da Galiléia. Em 1948, havia 4.388.000 árvores em Israel. Quase 30 anos depois,havia 103.000.000 árvores, quase todas plantadas pelo Fundo Nacional Judaico."

Um comentário

  1. Atualmente tenho demonstrado meu interesse pela Geografia Bíblica e encontrei esse maravilhoso site.
    Elisa

    ResponderExcluir