Pesquise um lugar da Bíblia:

Jornada do Êxodo


O Êxodo
Os israelitas, ou hebreus, permane­ceram no Egito durante quatro gera­ções. Com o passar do tempo, eles já não eram mais bem-vindos como vi­sitantes, e foram forçados ao traba­lho escravo (Êx 1.1-22).

Eles não compreendiam o pro­pósito de Deus para eles, e falharam em executar sua missão. Por isso, Deus enviou Moisés para libertar o seu povo, revelando-se para Moisés como EU SOU (Êx 3.14). Só depois que o Egito foi atingido por uma sé­rie de desastres terríveis, os israelitas puderam partir (Êx 7.14-12.42).

Os Dez Mandamentos
Então, Deus começou a ensinar o povo hebreu para que este se tornas­se o seu povo especial. A mensagem do Êxodo não é apenas sobre liberdade da opressão, mas também sobre a ação de Deus provendo as necessida­des do seu povo enquanto o levava pelo deserto (Êx 15.22-17.16).
No monte Sinai, Deus renovou a aliança que ele tinha feito com Abraão, comprometendo-se com todos os israelitas. Os hebreus rece­beram um código especial pelo qual viveriam, que incluía os Dez Manda­mentos e muitas outras rearas e ins­truções (Êx 19.1-24.18). Deus mos­trou aos hebreus que eles deveriam adorar somente a ele e viver de modo que o agradasse.
Andando pelo deserto Os israelitas passaram quarenta anos no deserto, até a morte de Moisés. Enquanto estavam vagando pelo de­serto, enviaram espiões até Canaã. A maior parte dos espiões voltou com relatos desalentadores, embora a terra fosse rica e fértil (Nm 13.1-33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário