Pesquise um lugar da Bíblia:

As doze tribos de Israel


Depois que Moisés morreu, e Josué assumiu a liderança, os israelitas fi­nalmente entraram na Terra Prome­tida. De acordo com o livro de Josué, eles agora tinham que conquistar a terra e distribuí-la entre as várias tri­bos. O livro de Josué relata três cam­panhas: uma investida central atra­vés de Jerico e Ai, uma campanha no sul e uma no norte (Js 5.13-8.29; 10.1-11.23).
Embora os israelitas tivessem ob­tido muitas vitórias, os filisteus ain­da controlavam as cidades litorâneas e os cananeus, muitas cidades interioranas. Ao entrar na Terra Prome­tida, os israelitas tinham de escolher entre servir a Deus ou aos deuses ca­naneus.
Os israelitas estabeleceram seis cidades de refúgio, que serviam como lugares de asilo para pessoas que ti­vessem cometido assassinato não intencional (Nm 35.6-25).

Flora da terra santa

A flora, mencionada nas Sagradas Escrituras, é de uma riqueza inigualável. NoAntigo Testamento, encontramos mais de cem espécies vegetais. Atualmente, o governo deIsrael está envidando esforços para recuperar o exuberante reino vegetal de seu território.Estes eram os produtos encontrados com mais facilidade no períodoveterotestamentário: trigo, oliva e uva. Esses alimentos formavam a dieta dos israelitas econstituíam-se no trinômio repetido constantemente na Bíblia: pão, azeite e vinho. Eis maisalguns alimentos usados pelos filhos de Israel: cevada, lentilha, feijão, mostarda, pepino,cebola, alho, romã, melão e tâmara.Estas eram as plantas silvestres mais encontradas nos tempos bíblicos: cedro, faia,pinheiro, acácia, palmeira, carvalho, murta. Das flores, aqui estão as mais famosas: lírio docampo e rosa de Sarom.W. J. Goldsmith fala acerca da flora de Israel: "Se a Palestina não é terra de florestas, é terra de pomares.

FAUNA DA TERRA SANTA

As Sagradas Escrituras mencionam quase 130 nomes de animais selvagens e domésticos.
La Enciclopédia de Ia Bíblia, citada pelo pastor Enéas Tognini, cataloga 50 espécies de mamíferos, 42 de invertebrados, 46 de aves e 19 répteis, peixes e anfíbios.
Relacionaremos, a seguir, os animais encontrados com mais freqüência nos tempos bíblicos: 
1) Selvagens: leão, urso, leopardo, hiena, víbora, corça, lebre, chacal, lobo, raposa,camaleão; 
2) Domésticos: ovelha, vaca, cabra, mula, camelo, cavalo, jumento e cão; 
3) Aves: perdiz, cordoniz, pombo, galinha, avestruz, cegonha, rola, corvo, pelicano, etc; 
4) Insetos: abelhas e gafanhotos de diversas espécies, formigas, mosquitos e moscas; 
5) Peixes: 43 espécies, sendo o mais famoso o peixe de Pedro.

Vestimentas no tempo Bíblico


A maioria das pessoas que viviam nos tempos bíblicos vestia roupas sim­ples. A roupa masculina básica era uma tanga. Por cima dela, a maioria dos homens usava uma roupa inter­na e outra externa. A roupa interna era normalmente de linho ou lã, e ti­nha mangas compridas. Ela era pre­sa por um cinto e caía para os joelhos ou tornozelos.
A roupa externa, usada sobre a outra, era normalmente uma man­ta quadrada feita de pele de animal ou lã. Era usada dobrada sobre um ou ambos os ombros.Um homem era considerado nu sem ela. Ele poderia usá-la também para dormir. Homens ricos muitas vezes tinham as roupas externas de linho fino maravilhosa­mente bordadas.