Pesquise um lugar da Bíblia:

Festas judaicas


Deus deu ao povo judeu muitos dias de festa, ou festivais, para celebrar eventos diferentes ao longo ao ano. Muitas das festas eram originalmen­te festivais agrícolas. A Festa da Pás­coa, a Festa das Semanas e a Festa dos Tabernáculos eram as princi­pais.
Veja as principais festas da Bíblia:
Festa da Páscoa (Pessach)
Celebrava a libertação israelita da escravidão no Egito. No dia 14 de Nisã, cada fa­mília judia comia a sua refeição da Páscoa (Seder), assim representan­do novamente a primeira Páscoa (êx 12.1-49).

Festa dos Pães Asmos
Acontecia durante os sete dias depois da Pás­coa, quando as famílias judias co­miam pão sem fermento (o pão de aflição), para relembrar os quarenta anos que tinham vagado pelo deser­to (Lv 23.5-8)

Festa das Semanas (Colheita ou Pentecoste)
Começava sete semanas (50 dias) depois de cortar o primeiro fei­xe (Omer) e era para dar graças a Deus pela bênção da colheita (Lv 23.15-22).

Festa dasTrombetas (Rosh Hashanah- Dia de Ano-novo)
Relem­brava a criação do mundo por Deus e era celebrada no primeiro dia doTisri (Lv23.23-25).

Dia da Expiação (Yom Kippur)
Era o mais solene dos dias santos, de confis­são nacional, no dia 10 do Tisri, quan­do osu mo sacerdote entrava no Santo dos Santos do Templo para aspergir o sangue do sacrifício (Lv 23.26-32).

Festa dos Tabernáculos (Sucote, Cabana, ou Congregação)
Celebra­ção de uma semana da colheita, nos dias 15 a 21 do Tisri, quando os ju­deus habitavam em abrigo temporá­rios de galhos (cabanas) para se lem­brar do cuidado de Deus para com os hebreus durante sua viagem do Egi­to para Canaã (Lv 23.33-43).

Festa das Luzes (Hanukká)
Era a Fes­ta da Dedicação, no dia 25 do Quis-leu, para celebrar a vitória de Judas Macabeu e a rededicação do Templo em 165/4 a.C. Era conhecida como Festa das Luzes porque um candela­bro de oito braços era utilizado, com uma luz extra para acender as outras em cada umdosoitodiasda festa, re­lembrando a miraculosa provisão de óleo na primeira celebração (2 Maçabeus 10.1-8; Jo 10.22).

Purim
É celebrada de 13 a 15 do Adare marca a libertação dos judeus por intermédio de Ester (Et 9.1 -32).

Lua Nova
Os judeus celebravam o início de cada mês (Nm 28.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário