Pesquise um lugar da Bíblia:

A Infância de Jesus

Jesus foi o primogênito da casa de Maria e José (Lucas 2.7). Os irmãos de Jesus foram Tiago, José, Judas, Simão e pelo menos duas irmãs (Marcos 6.3 - outros textos que falam que Jesus tinha irmãos: Mateus 13.55; João 7.1-9 e 10-13; Atos 1.14; I Coríntios 15.7). Os discípulos Tiago e Judas, eram os irmãos de Jesus (Judas 1.1).
Jesus teve uma família comum, humanamente falando. Após esperar o nascimento de Jesus, José e Maria tiveram uma vida normal de marido e mulher, pai e mãe com filhos, trabalho e vida doméstica. Mesmo sendo de uma família nobre de sobrenome, eram pobres financeiramente falando (Lucas 2.24), mas Deus supriu suas necessidades financeiras para sustento de seu Filho através dos magos (Mateus 2.11).
Vejamos um pouco sobre a vida terrena de Jesus:

-Moradia: os lugares onde morou foram:
-Belém, onde nasceu: Lucas 2.13-15;
-Egito, durante a infância: Mateus 2.13-15;
-Nazaré, em sua juventude: Mateus 2.19-23;
-Cafarnaum, quando adulto: Mateus 4.12-17;
-Ministério itinerante: Marcos 1.38 e 39. Jesus caminhou pelas regiões da Judéia, Galiléia e Samaria, também em cidades romanas como Tiro e Sidom e a região de Decápolis (Marcos 7.31).
Os lugares onde Jesus morou foram estratégicos para sua formação. Em Belém se cumpriu a profecia de nascer na cidade de Davi (Miquéias 5.2). No Egito aprendeu sobre o sofrimento de seu povo como escravo. Em Nazaré se desenvolveu emocional e profissionalmente. Já em Cafarnaum, foi sei ponto de apoio para cumprir seu ministério até que deixou de ter moradia fixa para viver de maneira itinerante andando pelas terras de Israel.
-Formação: Jesus provavelmente teve algum acesso aos estudos, talvez através dos próprios pais em casa (João 7.15-17), pois sabia ler (Lucas 4.16 e 17) e escrever (João 8.8). Falava em aramaico que era a língua coloquial do povo, utilizava algumas palavras em grego, que era a língua comercial e tinha algum conhecimento do hebraico, língua litúrgica, principalmente para ler as Escrituras e participar do culto. Também foi um jovem interessado em aprender e buscava conhecimento (Lucas 2.46 e 47).
-Profissão: Como de costume, os filhos aprendiam a profissão dos pais e Jesus foi carpinteiro como seu pai José (Mateus 13.55). Provavelmente faziam arados, jugos, móveis, vigas para telhados de casas e peças comuns de madeira para a época. Quando Jesus se dedicou integralmente ao ministério da pregação, algumas mulheres lhe ajudavam com recursos para seu sustento (Lucas 8.2 e 3).
-Vida social: Jesus tinha várias amizades como os discípulos (Marcos 3.13-19), Simão, Lázaro, Maria e Marta (João 12. 1-3). Era conhecido e chamado de Rabi que significa Mestre (João 1.38), um título de respeito para pessoas influentes e líderes do povo. Isso mostra que Jesus tinha um comportamento de liderança por onde estivesse.
A vida pessoal de Jesus foi ao mesmo tempo comum e impressionante. Um jovem dedicado e trabalhador. Era educado e conquistava as pessoas com sua inteligência e simpatia. 

Um comentário

  1. muito pequena, a resolução dos mapas. Não consigo ver o detalhes.

    ResponderExcluir